O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E USO DAS TICS
Resumo
No mundo contemporâneo, altamente digitalizado, grande parte das interações humanas ocorre na rede internacional de computadores, com suas múltiplas possibilidades, em diversas ferramentas de informação e comunicação. Nesse contexto, a escola como agência de formação de indivíduos capazes de ler e produzir textos é desafiada a incorporar em suas rotinas o trabalho com os gêneros de texto do mundo virtual. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como tema o uso do blog como ferramenta de incentivo à leitura e à escrita, objetivando verificar de que modo professores e alunos vêm usando essa ferramenta no contexto escolar. Os resultados demonstram que é possível superar dificuldades de leitura e escrita com a utilização do blog, porque os alunos passam a ler e escrever por prazer, fato comprovado nos cinco artigos que forneceram os dados, pois todos os professores entrevistados relataram mudanças na atitude dos alunos com o uso do blog, passando a se preocupar com a escrita e demonstrando maior dedicação, sem precisar de o professor estar fazendo cobranças.