O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E USO DAS TICS: : O BLOG COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA.

  • Francileide Fialho Barbosa
  • Shirlei Marly Alves

Resumo

No mundo contemporâneo, altamente digitalizado, grande parte das interações humanas ocorre na rede internacional de computadores, com suas múltiplas possibilidades, em diversas ferramentas de informação e comunicação. Nesse contexto, a escola como agência de formação de indivíduos capazes de ler e produzir textos é desafiada a incorporar em suas rotinas o trabalho com os gêneros de texto do mundo virtual. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como tema o uso do blog como ferramenta de incentivo à leitura e à escrita, objetivando verificar de que modo professores e alunos vêm usando essa ferramenta no contexto escolar. Os resultados demonstram que é possível superar dificuldades de leitura e escrita com a utilização do blog, porque os alunos passam a ler e escrever por prazer, fato comprovado nos cinco artigos que forneceram os dados, pois todos os professores entrevistados relataram mudanças na atitude dos alunos com o uso do blog, passando a se preocupar com a escrita e demonstrando maior dedicação, sem precisar de o professor estar fazendo cobranças.

##submission.authorBiography##

Shirlei Marly Alves

Resumo

No mundo contemporâneo, altamente digitalizado, grande parte das interações humanas ocorre na rede internacional de computadores, com suas múltiplas possibilidades, em diversas ferramentas de informação e comunicação. Nesse contexto, a escola como agência de formação de indivíduos capazes de ler e produzir textos é desafiada a incorporar em suas rotinas o trabalho com os gêneros de texto do mundo virtual. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como tema o uso do blog como ferramenta de incentivo à leitura e à escrita, objetivando verificar de que modo professores e alunos vêm usando essa ferramenta no contexto escolar. Os resultados demonstram que é possível superar dificuldades de leitura e escrita com a utilização do blog, porque os alunos passam a ler e escrever por prazer, fato comprovado nos cinco artigos que forneceram os dados, pois todos os professores entrevistados relataram mudanças na atitude dos alunos com o uso do blog, passando a se preocupar com a escrita e demonstrando maior dedicação, sem precisar de o professor estar fazendo cobranças.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
FIALHO BARBOSA, Francileide; ALVES, Shirlei Marly. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E USO DAS TICS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/867>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento