ANÁLISE DE UM CURRÍCULO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL

  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo

O trabalho foi construído a partir dos resultados de uma pesquisa maior que analisou as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo dos seis cursos de Pedagogia da UNESP e que envolveu coordenadores, professores e alunos. No caso deste trabalho, apresentamos apenas as análises e resultados do curso de Pedagogia da UNESP de Bauru, enfatizando os aspectos apontados pelos alunos. Desta forma, nosso objetivo geral foi analisar a visão dos alunos sobre as TDIC na organização curricular do curso, prática dos docentes e possibilidade de exploração na formação inicial. Assim, foram etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre formação inicial de professores, currículo e TDIC; 2) estudo dos documentos oficiais do curso; 3) entrevista com um aluno de cada termo, perfazendo quatro alunos; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Concluímos que diante das considerações dos alunos é fundamental aprender a usar as TDIC na formação inicial. Assim, estudos dessa natureza contribuem para reflexão do currículo da formação inicial de professores e o uso das TDIC nesse processo.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
CRISTINA RODRIGUES TEZANI, Thaís. ANÁLISE DE UM CURRÍCULO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/87>. Acesso em: 25 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica