LINGUAGEM, COGNIÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: EXPERIMENTOS COM CYBERCORPUS

  • Hadinei Ribeiro Batista

Resumo

Este estudo discute a relação entre linguagem, cognição e perfil social a partir de experimentos com cybercorpus de produções textuais de aprendizes da educação básica pública.  Investigou-se o impacto de fatores sociais (sexo, cor / raça e bolsa família) no planejamento de textos de opinião sobre bullying, jogos eletrônicos e o uso da tecnologia nos tempos atuais. O correlação entre cybercorpus, fator social, uso linguístico e o processamento cognitivo dos textos permitiram que esta pesquisa abrangesse três áreas diferentes da ciência linguística: Linguística de Corpus, Linguística Cognitiva e Sociolinguística Cognitiva (FAUCONNIER, 1997; LANGACKER, 1987/1993, CROFT, CLARK, 2007 , GEERAERTS et al., 2010; FERRARI, 2016). Além de verificar o impacto dos fatores sociais sobre as produções dos alunos, a pesquisa traz outras discussões no âmbito do ensino da língua materna, letramento digital, compilação e análise de dados com recursos tecnológicos, contribuindo para a implementação de políticas públicas e para a produção de materiais instrucionais mais eficientes.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
RIBEIRO BATISTA, Hadinei. LINGUAGEM, COGNIÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: EXPERIMENTOS COM CYBERCORPUS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/871>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento