SELEÇÃO DE APLICATIVOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Resumo
Diante da diversidade de aplicativos educacionais disponíveis para acesso por dispositivos móveis, dentre eles os celulares inteligentes, o professor pode encontrar dificuldade para realizar a seleção dos recursos que irão atender às necessidades de aprendizagem dos seus alunos, seja dentro ou fora da sala de aula. Nesse sentido, é importante estabelecer critérios que auxiliem o docente a direcionar o seu olhar e realizar escolhas pertinentes. A partir de uma experiência empírica, este trabalho apresenta critérios de seleção de aplicativos para o ensino de espanhol como língua estrangeira, neste caso considerando uma educação linguística contemporânea. Para tanto, é importante estabelecer critérios para selecionar as opções mais adequadas às necessidades de aprendizagem dos estudantes. No estudo em questão, foram selecionados os critérios seguintes como os mais relevantes: texto e contexto, multimodalidade, autonomia, motivação e ubiquidade. Ainda que o foco do estudo seja o espanhol, analogias são possíveis relativamente a outras línguas, com generalizações sendo tema de estudos adicionais. Neste sentido, a maior contribuição deste estudo se refere a favorecer um aprofundamento em torno da discussão sobre como melhor utilizar os recursos tecnológicos digitais úteis à aprendizagem de línguas pelos alunos, seja em ambientes presencias, seja em ambientes virtuais, neste caso utilizando-se aplicativos em um contexto de mobilidade.