TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SEUS CONTRIBUTOS PARA A GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Este artigo discute o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação e seus contributos na gestão de políticas públicas de educação a distância, tendo como base uma pesquisa realizada durante o Mestrado em Ciências Humanas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha Mucuri. Para tal, apresenta-se uma abordagem acerca do cenário social , gestão de políticas públicas de educação a distância, sendo realizada uma breve apresentação da Universidade Aberta do Brasil- UAB e suas diretrizes, pois a política pública educacional tem viabilizado acesso interiorizado ao ensino superior. A metodologia utilizada constitui-se de modalidade exploratória, de natureza bibliográfica; abordagem qualitativa com vistas ao objetivo proposto. Com base nos estudos realizados nessa pesquisa, concluiu-se que a partir de mudanças nos paradigmas da gestão pública, houve incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDICs nas políticas públicas educacionais contribuindo para viabilizar a democratização do acesso à educação.