METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS NO ENSINO DA ENGENHARIA

  • Marcos Ferreira
  • Wilson Souza da Silva
  • Catiúscia Albuquerque Borges
  • Ricardo Silveira Luz

Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a aplicação das metodologias ativas de ensino em duas disciplinas dos Cursos de Engenharia, foi uma experiência realizada numa instituição de ensino privada, que adotou a sala de aula invertida como metodologia ativa de ensino com intuito de avaliar a reação dos alunos e a performance dos mesmos. O estudo foi realizado em duas disciplinas no curso de engenharia, Cálculo II e Resistência dos Materiais. Os resultados foram comparados com turmas das mesmas disciplinas que não usavam a metodologia ativa de ensino. Os professores indicaram no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, na plataforma Moodle, alguns vídeos e leituras, referentes a cada tema da disciplina, e realizavam a sala de aula invertida com a aplicação de um teste, que auxiliaria nas  discursões da aula realizada naquela data. A pesquisa revelou resultados muito satisfatórios sejam no o índice de aprovação dos alunos tanto quanto na frequência dos alunos que sofreu um considerável aumento. Outro caráter que pode ser observado foi uma grande motivação por parte dos alunos em participar dos debates e discussões referentes às disciplinas.  Também foi realizada com os alunos uma pesquisa quantitativa para avaliar a percepção dos alunos na utilização de metodologia ativa aplicada nestas disciplinas no curso de engenharia. Para estes alunos foi facultada a possibilidade de responder ou não a pesquisa e os resultados obtidos também foram muito satisfatórios.

Publicado
2018-06-11
Como Citar
FERREIRA, Marcos et al. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS NO ENSINO DA ENGENHARIA. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/877>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento