EDUCAÇÃO BILÍNGUE E TECNOLOGIAS
Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar a utilização das TIC’s (tecnologias de informação e comunicação) nas escolas municipais de Palhoça - Santa Catarina - que possuem estudantes surdos matriculados. A partir do diálogo entre o material empírico coletado e as discussões teóricas sobre tecnologias educacionais, buscou-se compreender a contribuição das TIC’s para a educação de surdos numa perspectiva bilíngue. A metodologia baseou-se na análise qualitativa de questionários respondidos por professores regentes e professores de salas de recursos da Rede Municipal de Ensino de Palhoça. Os resultados obtidos apontaram para uma precariedade da estrutura tecnológica das escolas municipais que possuem estudantes surdos, as quais, em sua grande maioria, não possui laboratório de informática. Foi identificada a demanda por capacitação na área de educação de surdos e na área de tecnologias educacionais, pois, a maioria dos docentes afirmou não ter feito cursos nestas áreas. Conclui-se que é de extrema importância o investimento do poder público em uma melhor infraestrutura tecnológica e de formação para os docentes que atuam com o público surdo.