NOSSA RÁDIO, NOSSAS VOZES, ROMPENDO BARREIRAS
Resumo
Inovação e tecnologias ativas tem se tornado conceitos presentes no cenário do ensino aprendizagem. A educação exibe um novo mindset em suas atividades. Diversidade e cidadania tornam-se conceitos importantes para o planejamento e práxis das atividades educacionais, ubíquas ou não, na era da conectividade e da inovação. Portanto o objetivo geral deste artigo é demonstrar o projeto de uma Rádio em um Colégio público na região metropolitana de Curitiba, no Brasil. O projeto realizado sob o viés da inovação com processo metodológico da fenomenologia, e fundamentação teórica pautada na epistemologia complexa e sistêmica, além do que refletir sobre suas implicações e desfechos ontológicos. Comentar sobre sua implantação e funcionamento, suas perspectivas, além-muros escolares, entender o papel da educação, da arte, da tecnologia, assim como da curadoria e mediação no processo ensino aprendizagem. Com a chegada do novo século observa-se um novo paradigma em formação, as velocidades são imagináveis, a informação “brota” em um “piscar de olhos” ou de “um clicar”, quebrando-se o velho paradigma do pensamento linear. Há as benesses e os parvos das novas tecnologias, observa-se a formação dos excluídos da conectividade e ubiquidade. O novo momento ou o florescer do novo século é marcado pelo surgimento de tecnologias a cada instante, assim como inovação de processos, o constante exercício de superação, urge planejar e administrar e adotar os melhores recursos conforme as situações apresentam-se. Dentro deste contexto sócio histórico será exposto o papel da rádio com um processo epistemológico e elemento de superação social.
Palavras - Chave: Cidadania; Diversidade; Paradigma; Rádio; Superação.