PRÁTICAS DE INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Katia Cristian Puente Muniz
  • Caterine Vila Fagundes Universidade Veiga de Almeida/ professor

Resumo

 


 


Este trabalho deriva de estudo sobre o processo de implantação de um programa de formação continuada para professores-tutores do ensino superior, motivado pela Pedagogia 2.0 em uma universidade brasileira. A partir do projeto político institucional, analisou-se estratégias para construção de práticas inovadoras em dois cenários: a formação inicial e continuada para professores de disciplinas a distância que atendem cursos de graduação presencial e EaD; e a construção de avaliação da disciplina Metodologia Científica que vem a transcender o modelo de padrão de avaliação baseada no estímulo-resposta. O estudo foi por meio de pesquisa quantiqualitativa, com observação participante e análise de conteúdo. A análise das informações coletadas até a fase atual da pesquisa permitiu verificar uma mudança na construção do perfil do tutor almejado, e com isso pode-se delinear novas estratégias de formação docente tendo em vista a mudança de uma formação pautada em uma “racionalidade técnica” para uma “personalização” da experiência de “ensinagem” e formação em comunidades de pares.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona em Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação. Graduação em História pela PUC-RS. Pós-Doutorado pelo Programa Nacional doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Atuou como pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como professora-pesquisadora da Educação Superior, nas disciplinas de História da Educação, Avaliação da Educação e de Metodologia de Pesquisa Cientifica. Foi docente e coordenadora de disciplina do curso de especialização em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores da Educação Básica. Atuou como consultora e membro da Secretaria Executiva do Observatório de las Relaciones Europa y América Latina (OBREAL) da Universidade de Barcelona. Já exerceu como coordenadora pedagógica e professora de História no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é Coordenadora de Inovação Pedagógica na Universidade Veiga de Almeida, atuando junto à Pró-Reitoria de Graduação, docente e pesquisadora do curso de Pedagogia e coordenadora do curso de pós graduação Lato Sensu de Mídias e Tecnologias em Educação.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
PUENTE MUNIZ, Katia Cristian; FAGUNDES, Caterine Vila. PRÁTICAS DE INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/883>. Acesso em: 03 dez. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica