PRÁTICAS DE INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Este trabalho deriva de estudo sobre o processo de implantação de um programa de formação continuada para professores-tutores do ensino superior, motivado pela Pedagogia 2.0 em uma universidade brasileira. A partir do projeto político institucional, analisou-se estratégias para construção de práticas inovadoras em dois cenários: a formação inicial e continuada para professores de disciplinas a distância que atendem cursos de graduação presencial e EaD; e a construção de avaliação da disciplina Metodologia Científica que vem a transcender o modelo de padrão de avaliação baseada no estímulo-resposta. O estudo foi por meio de pesquisa quantiqualitativa, com observação participante e análise de conteúdo. A análise das informações coletadas até a fase atual da pesquisa permitiu verificar uma mudança na construção do perfil do tutor almejado, e com isso pode-se delinear novas estratégias de formação docente tendo em vista a mudança de uma formação pautada em uma “racionalidade técnica” para uma “personalização” da experiência de “ensinagem” e formação em comunidades de pares.