A AÇÃO E AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR PROFESSORES-AUTORES NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA UM CURSO EM EAD: :

  • Maria Cristina Ruas De Abreu Maia
  • Anny Karoline Santana Silva
  • Thalita Emanuely Soares Silva
  • Jaini Muniz de Aguiar

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo parcial descrever a ação e as estratégias de professores-autores adotadas na produção de material didático impresso para atender ao curso de Letras/Português, na modalidade a distância, da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros. A produção de material didático impresso – doravante MDI – assume lugar de protagonista, revelando a importância de se refletir o processo de modelização de objetos teóricos em objetos didáticos (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006, ROJO, 2001). Para tanto, torna-se imperativo conhecer a mobilização de diferentes posicionamentos autorais na composição do gênero textual/discursivo “caderno didático” (Bakhtin, 2010; Rabatel,1998). Para a consecução do objetivo, recorremos à metodologia exploratória comparativa, que nos permitiu analisar uma amostra de dois cadernos didáticos produzidos para duas disciplinas das áreas de língua portuguesa/linguística ofertadas pelo curso de Letras-Português/UAB/Unimontes, são eles: Introdução à Leitura, 1º período; Ensino de Gramática na Escola, 4º período, dentre um total de 44 cadernos produzidos para todo o curso. Os resultados parciais mostram que é possível reconhecer diferentes posicionamentos autorais, nos cadernos didáticos da UAB/Unimontes, entretanto, à despeito de autores experientes e iniciantes, tem-se um material didático com identidade própria.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
RUAS DE ABREU MAIA, Maria Cristina et al. A AÇÃO E AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR PROFESSORES-AUTORES NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA UM CURSO EM EAD. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/888>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica