MARCOS DE DIVERSIDADE CULTURAL NO CONTEÚDO DE DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD FUMEC: :

  • Selma Resende Rodrigues Universidade Fumec
  • Luiz Henrique Barbosa

Resumo

Este artigo, fruto de um trabalho de dissertação, foi pensado com o objetivo de analisar como a diversidade cultural está presente na formação do pedagogo no curso de Pedagogia EaD da Universidade FUMEC. Para isso foram propostos   os   seguintes   objetivos   específicos: verificar como a diversidade  cultural é abordada no curso de pedagogia  EaD FUMEC na grade curricular e nas ementas do curso; verificar a percepção da Coordenadora e Professores do curso de pedagogia da FUMEC a respeito da metodologia EaD e da diversidade cultural. Adotamos  como fundamentação teórica o documento da Unesco sobre a diversidade cultural, os parâmetros culturais nacionais sobre a pluralidade cultural,  os documentos do MEC sobre a modalidade Ead e obras de autores que discutem a diversidade cultural, como Canclini e Schermerhorn. Foram  analisados o PPC do curso, as ementas das disciplinas e foram entrevistados a Coordenadora e professoras das disciplinas de Humanidades e Currículo, Cultura e diversidade. As análises demonstraram que a diversidade cultural tem uma considerável presença no Curso de Pedagogia EaD FUMEC já que ela está presente nos documentos como o PPC, nas ementas das disciplinas e nas falas dos entrevistados ao atestarem a sua importância nos cursos de Pedagogia.


               

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Estudos Culturais Contemporâneos FUMEC. Especialista em Informática Educativa (UFLA - 2004), Alfabetização (UCB - 2007), Design Instrucional Virtual (UNIFEI - 2009), em Gestão Educacional - Escola de Gestores (UFMG - 2009) e Educação Ambiental (UFLA - 2016). Atualmente atuando como professora-Tutora no FGV Online e como tutora a distância no curso de Pedagogia UEMG. Atuou como tutora presencial e a distância no curso de especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização na UFSJ, Tutora a distância no curso de atualização de formação de tutores 2012 UFMG, no curso de formação de professores de Educação e Saúde na Escola 2013 na UFMG e tutora a distância no curso de Especialização em Gestão Pública UEMG. Avaliadora dos textos do Prêmio Escrevendo o Futuro nos anos de 2004 e 2006. E do Prêmio Respostas para o Amanhã, 2017

Publicado
2018-05-17
Como Citar
RESENDE RODRIGUES, Selma; BARBOSA, Luiz Henrique. MARCOS DE DIVERSIDADE CULTURAL NO CONTEÚDO DE DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD FUMEC. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/889>. Acesso em: 30 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento