MARCOS DE DIVERSIDADE CULTURAL NO CONTEÚDO DE DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD FUMEC
Resumo
Este artigo, fruto de um trabalho de dissertação, foi pensado com o objetivo de analisar como a diversidade cultural está presente na formação do pedagogo no curso de Pedagogia EaD da Universidade FUMEC. Para isso foram propostos os seguintes objetivos específicos: verificar como a diversidade cultural é abordada no curso de pedagogia EaD FUMEC na grade curricular e nas ementas do curso; verificar a percepção da Coordenadora e Professores do curso de pedagogia da FUMEC a respeito da metodologia EaD e da diversidade cultural. Adotamos como fundamentação teórica o documento da Unesco sobre a diversidade cultural, os parâmetros culturais nacionais sobre a pluralidade cultural, os documentos do MEC sobre a modalidade Ead e obras de autores que discutem a diversidade cultural, como Canclini e Schermerhorn. Foram analisados o PPC do curso, as ementas das disciplinas e foram entrevistados a Coordenadora e professoras das disciplinas de Humanidades e Currículo, Cultura e diversidade. As análises demonstraram que a diversidade cultural tem uma considerável presença no Curso de Pedagogia EaD FUMEC já que ela está presente nos documentos como o PPC, nas ementas das disciplinas e nas falas dos entrevistados ao atestarem a sua importância nos cursos de Pedagogia.