SALA DE AULA INVERTIDA: : RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL COM USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, COM FOCO NAS GERAÇÕES Y E Z

  • Silvia Goncalves de Almeida Faculdade Anhanguera de Guarulhos
  • Cristiane Coelho Tales

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação da Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida nas modalidades Educação a Distância e Presencial com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para tanto, foram realizados pesquisa bibliográfica acerca de teorias em ensino e aprendizagem que dão fundamentação ao tema abordado, princípios e métodos de Sala de Aula Invertida e relato de experiência docente. O estudo foi desenvolvido com cursos de graduação de Administração e Ciências Contábeis, na modalidade Educação a Distância e Pedagogia, na modalidade Presencial, com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Identifica-se que a aplicação de Sala de Aula Invertida, como Metodologia Ativa favorece processo de aprendizagem. Constata-se a percepção dos estudantes como protagonista na construção do conhecimento e há dinamismo, interatividade e colaboração no espaço de aprendizagem, contribuindo para a sua formação. Identifica-se que a Metodologia Ativa estudada se aplica ao universo das gerações Y e Z nas quais estão inseridos a maior parte estudantes de graduação dos cursos pesquisados.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
GONCALVES DE ALMEIDA, Silvia; COELHO TALES, Cristiane. SALA DE AULA INVERTIDA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/890>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento