A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EAD
Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa maior em andamento. A proposta é apresentar e analisar as contribuições dos web designers para a área da educação, focando em cursos na modalidade EaD, e na criação de objetos de aprendizagem com o objetivo de gamificar o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a ressignificação do ato de ensinar – professor – e do aprender – aluno. Para isso, analisaremos um objeto de aprendizagem do curso tecnológico de Recursos Humanos, no tema “Técnicas de Recrutamento e Seleção de Pessoas” da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trata-se de um curso concebido dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) da Universidade que tem como suporte a plataforma Moodle designada de Learning Management System (Sistema de Gestão da Aprendizagem). A análise permitiu observar recursos efetivos da gamificação como: trilha de aprendizagem, feedbacks, desafios e diversão, fazendo com que o usuário aprenda de uma forma distinta.