A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EAD: :

  • Leticia Rocha Justino Sanches
  • Augusto Calefo Dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Claudia Coelho Hardagh Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa maior em andamento. A proposta é apresentar e analisar as contribuições dos web designers para a área da educação, focando em cursos na modalidade EaD, e na criação de objetos de aprendizagem com o objetivo de gamificar o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a ressignificação do ato de ensinar – professor –  e do aprender – aluno. Para isso, analisaremos um objeto de aprendizagem do curso tecnológico de Recursos Humanos, no tema “Técnicas de Recrutamento e Seleção de Pessoas” da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trata-se de um curso concebido dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) da Universidade que tem como suporte a plataforma Moodle designada de Learning Management System (Sistema de Gestão da Aprendizagem). A análise permitiu observar recursos efetivos da gamificação como: trilha de aprendizagem, feedbacks, desafios e diversão, fazendo com que o usuário aprenda de uma forma distinta.

Biografia do Autor

Leticia Rocha Justino Sanches

Mestranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré (2009) e Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2014) e em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2015). Atua como Designer Instrucional, colaborando na elaboração de materiais didáticos para a Educação a Distância.

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Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Paulista (2012), especializado em Design Digital pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2015). Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Web Designer EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Web Design. 

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Historiadora, Socióloga e Pedagoga. Doutora pela PUC-SP em Formação de professores para Tecnologia Educacional no programa Educação Currículo - Orientadora Prof. Maria Elizabeth Almeida. Atua em temas como: Formação de educadores para a interdisciplinaridade e convergencia. Pesquisa sobre Tecnologias ? sociais e computacionais, diversidade e história da cultura. Avaliadora do Sistema Basis ? MEC/ Inep.Professora e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Programa Educação, Arte e História da Cultura. Pós-doutoranda da Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra é um Laboratório Associado do MEC - supervisão Prof. Dr. Boaventura de Souza Santos.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
ROCHA JUSTINO SANCHES, Leticia; CALEFO DOS SANTOS, Augusto; COELHO HARDAGH, Claudia. A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EAD. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/90>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica