RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA AULA-PILOTO MEDIADA PELA FERRAMENTA KAHOOT E POR UM CURTA-METRAGEM EM LÍNGUA ALEMÃ

  • Arthur Heredia Crespo

Resumo

O contexto atual de ensino tem exigido cada vez mais o trabalho com textos multimodais, por meio dos quais a habilidade com diferentes linguagens seja desenvolvida. Além disso, em virtude do alto grau de conexão e intercâmbio entre os povos em todo o mundo, tem-se discutido sobre a relevância de um ensino intercultural, que prepare os alunos para o contato com o outro e para a consciência sobre a diversidade cultural. Tendo isso em vista, pretendemos investigar durante pesquisa de mestrado ainda em andamento as potencialidades pedagógicas da ferramenta Kahoot quando inserida em aulas mediadas por curtas-metragens, posto que, ao nosso ver, ambos os recursos se tratam de textos multimodais que podem promover o ensino intercultural. Contudo, devido à necessidade de maior delimitação do nosso foco investigativo, foi realizada uma aula-piloto com o propósito de identificar possíveis perguntas de pesquisa. As impressões do professor/pesquisador e os resultados obtidos por meio dessa aula serão relatados neste trabalho.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
HEREDIA CRESPO, Arthur. RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA AULA-PILOTO MEDIADA PELA FERRAMENTA KAHOOT E POR UM CURTA-METRAGEM EM LÍNGUA ALEMÃ. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/901>. Acesso em: 18 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento