PLANO B – VIDEO AULAS E O USO DAS TDIC’s NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DA GEOMETRIA DESCRITIVA

  • Eurípedes Monteiro de Oliveira Junior UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Clara Lôbo Sahium Costa
  • Alessandra Cunha Vilela Sobreira
  • Fernanda Jerônimo dos Reis Mendonça
  • Elainy Aparecida de Jesus Mundim Costa Monteiro Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
  • Kamila Santos Castro

Resumo

Tendo como principal vetor uma linguagem de informação e comunicação comunitária, voltada para a inclusão de alunos surdos articulada com o ensino na Universidade, definimos como foco inicial desta proposta de trabalho, a elaboração de vídeo aulas, acompanhadas de seus respectivos Glossários de termos técnicos e intérprete em LIBRAS para disciplina de Geometria Descritiva ministrada nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e demais Engenharias. Todo material didático produzido está sendo elaborado de forma a articular a vocação da disciplina com seus conteúdos específicos, organizando as vídeo aulas, juntamente com seus respectivos Glossários e inclusão de intérprete em LIBRAS, em conformidade com seus respectivos conteúdos ministrados em sala de aula. Além disto, os conteúdos são gravados em vídeo no formato FullHD, diretamente em sala de aulas, posteriormente editados e disponibilizados em redes sociais especificas para acesso público, gratuito e irrestrito.

Biografia do Autor

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Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (1985), mestrado em História das Sociedades Agrárias pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutorado em História Social pela UnB - Universidade de Brasília (2016). Atuou como Professor Adjunto e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista no período de 2002 a 2013, atualmente é professor Titular no Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Goiás. É Cineasta Documentarista. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo e Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, desenvolvimento sustentável, sociologia, indigenismo, Arqueologia, arquitetura, Cinema, Artes cênicas, Educação a Distância e Artes visuais.

Maria Clara Lôbo Sahium Costa

Pedagoga, com Especialização em LIBRAS, atua como intérprete em LIBRAS no curso de Engenharia Civil da UEG - Universidade Estadual de Goiás

Alessandra Cunha Vilela Sobreira

Resumo:

Tendo como principal vetor uma linguagem de informação e comunicação comunitária, voltada para a inclusão de alunos surdos articulada com o ensino na Universidade, definimos como foco inicial desta proposta de trabalho, a elaboração de vídeo aulas, acompanhadas de seus respectivos Glossários de termos técnicos e intérprete em LIBRAS para disciplina de Geometria Descritiva ministrada nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e demais Engenharias. Todo material didático produzido está sendo elaborado de forma a articular a vocação da disciplina com seus conteúdos específicos, organizando as vídeo aulas, juntamente com seus respectivos Glossários e inclusão de intérprete em LIBRAS, em conformidade com seus respectivos conteúdos ministrados em sala de aula. Além disto, os conteúdos são gravados em vídeo no formato FullHD, diretamente em sala de aulas, posteriormente editados e disponibilizados em redes sociais especificas para acesso público, gratuito e irrestrito.

Fernanda Jerônimo dos Reis Mendonça

Pedagoga, com especialização em LIBRAS e Educação especial, Professora de LIBRAS nos cursos de Engenharia Civil, Química Licenciatura e ESEFEGO na UEG - Universidade Estadual de Goiás

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Pedagoga, Especialista em Educação Especial, atua como supervisora da rede de educação infantil do município de Goiânia.

Kamila Santos Castro

Aluna surda do curso de Engenharia Civil da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus CET - de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis - Goiás.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
MONTEIRO DE OLIVEIRA JUNIOR, Eurípedes et al. PLANO B – VIDEO AULAS E O USO DAS TDIC’s NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DA GEOMETRIA DESCRITIVA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/902>. Acesso em: 09 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica