ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Partindo do pressuposto de que o comprometimento nas aulas a distância acontece quando há um vínculo entre o aluno e o curso, para esse trabalho desenvolvemos uma reflexão sobre o comprometimento dos alunos da educação a distância. Se na educação a distância o foco muitas vezes é no aluno, percebe-se importante para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça com qualidade deve-se compreender perfil do aluno, suas necessidades e anseios, e entende-se que essa compreensão contribui para o desenvolvimento de estratégias que sirvam de apoio à sua formação. Na educação a distância, o comprometimento é um vínculo que se estabelece entre o aluno e o curso e envolve todas as pessoas que do curso participam, dentre eles os tutores, professores e demais alunos. Nesse caso, partimos da concepção de que o comprometimento leva à autonomia. O procedimento metodológico se pautou na revisão bibliográfica da temática de estudo. Trabalhos de Erikson (1976), Gadotti, (1992), Durozoi e Roussel (1993), Castells (1999), Zanelli (2004), Silva (2010), entre outros, fundamentaram e orientaram nossas reflexões sobre a influência do comprometimento na geração de autonomia e aproveitamento do aluno nos cursos, pois ao desenvolver a autonomia e identidade, o aluno se sente mais comprometido.