ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: : COMPROMETIMENTO E AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  • Eliamar Godoi
  • Guacira Quirino Miranda Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

Partindo do pressuposto de que o comprometimento nas aulas a distância acontece quando há um vínculo entre o aluno e o curso, para esse trabalho desenvolvemos uma reflexão sobre o comprometimento dos alunos da educação a distância. Se na educação a distância o foco muitas vezes é no aluno, percebe-se importante para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça com qualidade deve-se compreender perfil do aluno, suas necessidades e anseios, e entende-se que essa compreensão contribui para o desenvolvimento de estratégias que sirvam de apoio à sua formação. Na educação a distância, o comprometimento é um vínculo que se estabelece entre o aluno e o curso e envolve todas as pessoas que do curso participam, dentre eles os tutores, professores e demais alunos. Nesse caso, partimos da concepção de que o comprometimento leva à autonomia. O procedimento metodológico se pautou na revisão bibliográfica da temática de estudo. Trabalhos de Erikson (1976), Gadotti, (1992), Durozoi e Roussel (1993), Castells (1999), Zanelli (2004), Silva (2010), entre outros, fundamentaram e orientaram nossas reflexões sobre a influência do comprometimento na geração de autonomia e aproveitamento do aluno nos cursos, pois ao desenvolver a autonomia e identidade, o aluno se sente mais comprometido.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Educação na linha Saberes e Práticas Educativas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação pelo PPGED/FACED/UFU. Graduada em Administração - Universidade Federal de Uberlândia (2012), Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (2007), Pedagogia - Faculdades Integradas Soares de Oliveira (1996). Especialista em Educação a Distância, Pedagogia Empresarial e Finanças Empresariais. Educadora da Universidade Corporativa do Banco do Brasil. Professora de Filosofia no Ensino Médio. Tutora a distância no Curso de Pedagogia/FACED/UFU. Supervisora do Curso de Aperfeiçoamento em Libras - CEPAE/Faced/UFU. Participante do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias - GPELEDT - Linha de pesquisa: Educação a Distância - EAD e Tecnologia

Publicado
2018-05-28
Como Citar
GODOI, Eliamar; QUIRINO MIRANDA, Guacira. ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/903>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento