REFLEXÃO SOBRE O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DO DESIGNER INSTRUCIONAL NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: :

  • Doriane Araujo
  • Sara Luize Oliveira Duarte

Resumo

A educação a distância consiste num modo de aprendizagem contemporâneo profundamente implicado com as Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações. É problematizada quando se refere às formas teórico-pedagógicas de condução do processo educativo bem como sua prática. O presente trabalho fundamenta-se em metodologia de pesquisa qualitativa, com abordagem histórico-hermenêutica das interrelações do humano com o mundo, no contexto do ensino-aprendizagem no ambiente virtual (AVA). Objetivou contribuir na ampliação da discussão da temática sobre Educação a Distância, com enfoque especial na explicitação e análise da importância da ação do Designer Instrucional (DI) no AVA. Nesse contexto, foram evidenciados, de forma concisa, alguns dos recursos de trabalho essenciais na atuação do DI, tais como: o Mapa de atividades, a Matriz e o Storyboard. A problemática sobre a identidade do DI, seu campo de trabalho e limitações de atuação, frente ao complexo e inovador campo da EaD, também foram discutidos.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
ARAUJO, Doriane; OLIVEIRA DUARTE, Sara Luize. REFLEXÃO SOBRE O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DO DESIGNER INSTRUCIONAL NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/904>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica