RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Estela Aparecida Oliveira Vieria Ufla
  • Aleph Campos Silveira UFLA
  • Ronei Ximenes Martins UFLA

Resumo

Este trabalho traz um relato de experiência sobre a primeira apresentação pública de um game educacional que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras, com apoio da Diretoria de Educação a Distância-DIRED. Foi apresentado, durante a feira Inova Minas Fapemig 2017, nos dias 15, 16 e 17 de setembro 2017. O Jogo da Tabela Periódica é um aplicativo que busca auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de química. A mostra contou em sua maioria de estudantes do ensino fundamental e médio que passaram pelo estande e solicitaram informações sobre o jogo, estes foram convidados a jogar e comentar livremente sobre o jogo. A proposta da equipe foi observar a receptividade, facilidade ou dificuldade dos estudantes no contato com o jogo, bem como possíveis bugs. A faixa etária dos estudantes variou, aproximadamente,  de oito a dezessete anos, sendo esta uma das reações mais surpreendentes, pois alunos que ainda não haviam estudado a tabela periódica e mesmo os que tinham ou estavam estudando queriam jogar e descobrir as respostas para os desafios. A experiência permitiu uma breve prévia da receptividade esperada do jogo educacional, assim como informações preliminares a fase de testes que o projeto atualmente se encontra.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
VIERIA, Estela Aparecida Oliveira; SILVEIRA, Aleph Campos; MARTINS, Ronei Ximenes. RELATO DE EXPERIÊNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/905>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento