MÉTODO CONVERGENTE ASSISTENCIAL PARA EMBASAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR
Resumo
O método Convergente Assistencial configura-se como uma ponte interativa, que articula referenciais teóricos com a prática assistencial. Este estudo objetivou desenvolver uma proposta educativa que articulasse teoria e prática, baseada na utilização do método Convergente Assistencial para o ensino e aprendizagem da Ressuscitação Cardiopulmonar. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo e abordagem qualitativa sobre o uso do método Convergente Assistencial para elaboração de uma proposta educativa sobre Ressuscitação Cardiopulmonar, realizado de agosto a dezembro de 2017 em um hospital universitário do interior de Minas Gerais, com dez acadêmicos em enfermagem. O grupo articulou teoria e pratica, aplicando o método Convergente Assistencial por meio da realização de cinco rodas de discussão. Emergiram dois temas: dificuldade do enfermeiro para organizar o atendimento; desempenho inadequado da equipe técnica nas funções relativas ao Suporte Básico e Avançado de Vida. A tríade formada pelas rodas de discussão, observação não participativa da realidade e educação permanente por meio de simulação realística propiciaram a elaboração de uma proposta educativa baseada na realidade.