HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

  • Débora Pelli
  • Flávio César Freitas Vieira

Resumo

O objetivo principal da presente pesquisa é de identificar o percurso histórico do desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O referencial teórico abarca autores e investigadores nacionais e internacionais, entre os quais Alves (1994), Saraiva (1996), Moraes (1997), Gaspar (2004), Pittman (2003), Moore; Kearsley (2005), 2007), Gouvêa; Oliveira (2006), Holmberg (2005), Ferreira; Mill (2013), Alonso (2013), Knuppel (2014), Lima (2014). Os resultados obtidos expõem o percurso histórico da origem e desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil de forma sistemática a partir do início do século XX, num processo lento e seguindo modelos externos nos países mais desenvolvidos. Houve um processo de intensificação e regulamentação para expansão da Educação a Distância em várias modalidades de ensino no início do século XXI. Obteve-se no período a consolidação no número de oferta e de matrículas no ensino de graduação a Distância, entretanto há o desafio de melhorar o número de concluintes que ainda está abaixo do desejado.


 

Publicado
2018-05-18
Como Citar
PELLI, Débora; CÉSAR FREITAS VIEIRA, Flávio. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/907>. Acesso em: 09 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento