DIMINUINDO A DISTÂNCIA TRANSACIONAL: : MEDIANDO A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O SOFTWARE GEOGEBRA

  • Débora Pelli
  • Flávio César Freitas Vieira

Resumo

O objetivo principal da presente pesquisa é discutir sobre o uso do software GeoGebra como mediador da aprendizagem da Geometria Plana Euclidiana. A mesma é produto educacional de uma pesquisa realizada durante o mestrado realizado na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada, com propostas de aulas, uso do GeoGebra construções e demonstrações para o ensino na modalidade a distância com utilização da plataforma Moodle. A fundamentação teórica está embasada em um estudo de pesquisadores sobre a Geometria Plana Euclidiana, a Geometria Plana, o Software Dinâmico GeoGebra, a Educação na Modalidade a Distância e as Teorias da Mediação, da Interação e da Distância Transacional, dentre os quais: Notare (2001), Eves (2011), Fiorentini (2006), Bicudo (2009), Moore (2007), Morais (2012). Nos resultados obtidos constatou-se que metodologias motivadoras com o uso de softwares dinâmicos, como o software GeoGebra, facilitam o ensino-aprendizagem da geometria plana no ensino a distância, associada a estratégias com utilização de representações geométricas a partir das experiências da vida diária vivenciadas pelos alunos.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
PELLI, Débora; VIEIRA, Flávio César Freitas. DIMINUINDO A DISTÂNCIA TRANSACIONAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/908>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica