DIMINUINDO A DISTÂNCIA TRANSACIONAL
Resumo
O objetivo principal da presente pesquisa é discutir sobre o uso do software GeoGebra como mediador da aprendizagem da Geometria Plana Euclidiana. A mesma é produto educacional de uma pesquisa realizada durante o mestrado realizado na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada, com propostas de aulas, uso do GeoGebra construções e demonstrações para o ensino na modalidade a distância com utilização da plataforma Moodle. A fundamentação teórica está embasada em um estudo de pesquisadores sobre a Geometria Plana Euclidiana, a Geometria Plana, o Software Dinâmico GeoGebra, a Educação na Modalidade a Distância e as Teorias da Mediação, da Interação e da Distância Transacional, dentre os quais: Notare (2001), Eves (2011), Fiorentini (2006), Bicudo (2009), Moore (2007), Morais (2012). Nos resultados obtidos constatou-se que metodologias motivadoras com o uso de softwares dinâmicos, como o software GeoGebra, facilitam o ensino-aprendizagem da geometria plana no ensino a distância, associada a estratégias com utilização de representações geométricas a partir das experiências da vida diária vivenciadas pelos alunos.