WEBQUEST COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA

  • Vanessa Klein
  • Cláudia Smaniotto Barin Universidade Federal de Santa Maria
  • Miriam Gonçalves Teles Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Esse trabalho visa investigar o uso da metodologia Webquest como elemento de mediação do ensino e aprendizagem de Biologia. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do ensino médio politécnico do turno noturno, de uma escola da rede pública estadual da cidade de Santa Maria – RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, considerando como sujeitos 13 estudantes, com idade entre 16 e 38 anos e as pesquisadoras envolvidas. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com questões abertas e fechadas e as trocas de informação entre as pesquisadoras e os estudantes na rede social Facebook. Os resultados apontam que os recursos da web 2.0 planejados e orientados por meio da Webquest possibilitam o interesse pelo aprendizado e a construção de saberes numa viés sócio-construtivista.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
KLEIN, Vanessa; SMANIOTTO BARIN, Cláudia; GONÇALVES TELES, Miriam. WEBQUEST COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/99>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento