INTERSECÇÃO ENTRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

  • Edeilson Ferreira da Silva
  • Ismar Silveira

Resumo




O objetivo deste artigo é compreender o relacionamento entre o Pensamento Computacional (PC) e a matemática. Olhando também para o ensino de matemática, buscamos esta confluência baseando-se nas diretrizes estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica Brasileira. Por meio da pesquisa bibliográfica, foram identificados pontos de convergência entre o PC e o ensino da matemática durante as etapas de contextualização e resolução de problemas, além disso, as habilidades fundamentais de PC mostraram-se ainda alinhadas com diferentes unidades temáticas como Números e Álgebra por exemplo. Concluímos que, embora o PC seja fortemente relacionado com conceitos matemáticos, a forma com as atividades são aplicadas se diferenciam e portanto é necessário que haja primeiramente uma diretriz sólida com relação ao que se espera do PC como disciplina isolada ou interdisciplinar no currículo, além disso é preciso um consenso quanto aos subsídios necessários para o ensino e aprendizagem a partir de diferentes ciências.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Edeilson Ferreira da; SILVEIRA, Ismar. INTERSECÇÃO ENTRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1003>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias