INTERSECÇÃO ENTRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Resumo
O objetivo deste artigo é compreender o relacionamento entre o Pensamento Computacional (PC) e a matemática. Olhando também para o ensino de matemática, buscamos esta confluência baseando-se nas diretrizes estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica Brasileira. Por meio da pesquisa bibliográfica, foram identificados pontos de convergência entre o PC e o ensino da matemática durante as etapas de contextualização e resolução de problemas, além disso, as habilidades fundamentais de PC mostraram-se ainda alinhadas com diferentes unidades temáticas como Números e Álgebra por exemplo. Concluímos que, embora o PC seja fortemente relacionado com conceitos matemáticos, a forma com as atividades são aplicadas se diferenciam e portanto é necessário que haja primeiramente uma diretriz sólida com relação ao que se espera do PC como disciplina isolada ou interdisciplinar no currículo, além disso é preciso um consenso quanto aos subsídios necessários para o ensino e aprendizagem a partir de diferentes ciências.