INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DE BASE TECNOLÓGICA: O ESTADO DO CONHECIMENTO
Resumo
As pesquisas sobre inovação pedagógica de base tecnológica compõem uma área investigativa em expansão, que carece de sistematizações para que o conhecimento sobre o tema forme um arcabouço teórico seguro para futuras investigações. Este artigo apresenta os resultados de uma metapesquisa, cujo objetivo foi descobrir e descrever o estado do conhecimento sobre o tema inovação pedagógica baseada em tecnologias, na área da Educação. Para cumpri-lo, foram analisadas teses e artigos científicos publicados entre 2009 e 2019. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que se inscreve nos estudos do tipo estado do conhecimento. Nossos resultados indicam que o saber sobre o tema se encontra, majoritariamente, em estudos empíricos, demandando mais investigações não empíricas. Os trabalhos analisados, por sua pluralidade metodológica e variação de enfoque teórico, têm potencial para referenciar a formulação de políticas educacionais, possibilitando, também, um repensar sobre as práticas de ensino-aprendizagem. Entretanto, conclui-se que o uso de tecnologias educacionais continua centrado na figura do docente e em suas escolhas.