ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DO LETRAMENTO CONTEXTUALIZADO

  • Bruna Lara Campos de Moraes
  • Ricael Spirandeli Rocha

Resumo




A escola como espaço e instituição formadora de cidadãos deve ser locus de auxílio para autonomia, respeito e valores para que os alunos se tornem capazes de atuar nos contextos sociais nos quais possam estar inseridos, pois a educação deve promover o desenvolvimento intelectual e crítico para a cultura, sociedade e compreensão e interpretação dos fatos naturais. Para além disso o indivíduo deve se interessar por sua formação e qualidade, assumindo a autoria de sua própria história. Pensando nisso, o presente artigo visa promover uma reflexão a partir da abordagem do letramento e do ensino contextualizado, tendo a escola como um espaço propício para o conhecimento significativo e para a superação das dificuldades dos estudantes. O principal objetivo desta abordagem é contribuir para as discussões que compreendem a contextualização como ideia crucial para o desenvolvimento de competências para o efetivo exercício da cidadania do aluno e uma aprendizagem efetiva, contribuindo para a formação de novos cidadãos do futuro.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
MORAES, Bruna Lara Campos de; ROCHA, Ricael Spirandeli. ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DO LETRAMENTO CONTEXTUALIZADO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1008>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias