ENSINO HÍBRIDO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
A proposta do Ensino Híbrido consiste em mesclar o ensino on-line e off-line, fazendo com que se conectem e se complementem. Dessa forma, o objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica da literatura nacional sobre o Ensino Híbrido. Esse estudo caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica, na qual a fonte de dados foram estudos publicados na base de dados eletrônica periódicos capes. Para as buscas dos estudos, utilizou-se como descritor “Ensino Híbrido” e “Blended Learning”. Os critérios de inclusão foram: presença dos descritores no título e/ou resumo do artigo, publicação na língua inglesa ou portuguesa. Os critérios de exclusão foram: o trabalho não conter descritores no título ou resumo; não relacionar o tema investigado, livros ou capítulos de livros, teses e dissertações. Após todos os trabalhos selecionados, iniciou-se a leitura na íntegra desses trabalhos. Para a análise dos dados foram utilizadas as categorias: objetivo, participantes, níveis de ensino, intervenção/proposta de ensino híbrido. Como resultados, com relação à produção científica, pode-se notar que sobre a temática do ensino híbrido há escassez de estudos, principalmente considerando ensino fundamental e ensino técnico. Dessa forma, fica evidente a necessidade de estudos que envolvam estes níveis de ensino para demonstrar a viabilidade da estratégia do ensino híbrido.