ENSINO DE TRIGONOMETRIA E PRODUÇÃO DE VÍDEOS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES (2015-2019)
Resumo
Este trabalho, do tipo Estado do Conhecimento, objetivou identificar produções de dissertações e teses no período de 2015 a 2019 em programas de pós- graduação stricto sensu no Brasil que tratam do ensino de trigonometria e da produção de vídeos para o ensino de Matemática, como etapa de uma pesquisa de doutorado que se propõe investigar como o processo de produção de vídeos didáticos contribui para o ensino de trigonometria. Baseando-se nos procedimentos propostos por Romanowski e Ens (2006) para a construção do corpus do estado do conhecimento, foram definidos os descritores, o banco de pesquisa e os critérios para a seleção dos trabalhos. Em seguida, foram realizadas a coleta das teses e dissertações selecionadas, leitura e síntese preliminar, sistematização das sínteses, análise e conclusões preliminares. Ao final, foram considerados 25 trabalhos, separados em dois blocos: produção de vídeo em matemática ou trigonometria e ensino de trigonometria, sendo para cada um desses conjuntos apresentada uma síntese preliminar. Verificou-se uma escassez de pesquisas relacionadas a produção de vídeos para o ensino de Matemática indicando, assim, um campo aberto para a investigação e para a reflexão da formação do professor de Matemática na contemporaneidade.