ENSAIO TEÓRICO SOBRE ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA DA EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO PANDÊMICO DO COVID-19: QUAIS AS PROJEÇÕES?
Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar um ensaio teórico sobre a abordagem sociotécnica da educação nos períodos medieval, moderno, pós moderno e as configurações que terá após a pandemia de COVID-191. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste ensaio apoiou- se em levantamento bibliográfico embasado nas obras de Lévy (2010), Kenski (2015), Bauman (2000), Viana (2006) e de professores pesquisadores do tema. O ensaio faz parte das atividades de pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais da Amazônia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA, no ano letivo de 2020. A conclusão preliminar que chegamos foi que a abordagem sociotécnica na educação ainda atende a princípios norteadores estabelecidos pelo pensamento hegemônico capitalista, e que, por isso, a escola não conseguiu explorar o potencial que as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação têm para democratizar o ensino e possibilitar aos alunos do século XXI a assumir o protagonismo da aprendizagem na cibercultura.