EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO TECNOLOGIA LEVE PARA SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Vanessa Teles Luz Stephan Galvão
  • Elida Gabriela Serra Valença Abrantes
  • Jessica do Nascimento Rezende
  • Claudia Maria Messias
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

Resumo




Investigar a produção científica acerca da educação permanente como tecnologia leve na promoção da segurança do paciente pediátrico. Introdução: A implementação de tecnologias leves no ambiente de trabalho como a Educação Permanente em Saúde (EPS) pode servir como importante alternativa na promoção da segurança do paciente pediátrico, pois considera a problematização e análise reflexiva da prática, favorecendo o desenvolvimento dos recursos humanos para promoção à saúde. Considerando os eventos indesejáveis em saúde como preocupação mundial, a utilização de estratégias educativas no meio profissional, pode ser utilizada como pilar para promoção da segurança da criança. Metodologia: Revisão integrativa de artigos das bases de dados ADOLEC, LILACS, BDENF e SciELO e PubMed publicados entre 2015 a 2019. Resultados: 04 estudos atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa, emergindo como categorias empíricas: Abordagens para a Segurança do Paciente Pediátrico e Contribuições da Educação Permanente como tecnologia leve para Segurança do Paciente Pediátrico. Conclusão: A EPS, através da utilização de metodologias ativas de aprendizagem, pode sensibilizar profissionais para as práticas seguras em favor da criança, porém ainda são escassos os estudos desta temática.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
GALVÃO, Vanessa Teles Luz Stephan et al. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO TECNOLOGIA LEVE PARA SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1016>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias