COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Ana Marli Hoernig
  • Breno Arno Hoernig Junior
  • Paulo Fossatt

Resumo

O presente trabalho consiste em um ensaio sobre a temática competências educacionais. Em tempos de pandemia global, no ano de 2020, vivenciamos um intenso chamamento a práticas virtuais nas instituições de ensino. Considerando que educadores e alunos precisam interagir virtualmente, nos propomos a identificar benefícios do uso das competências tecnológicas na atuação docente em contextos de pandemia. O ensaio se constitui em pesquisa básica qualitativa de revisão de literatura e breve levantamento do estado do conhecimento com vistas a atender o objetivo proposto. Os resultados sinalizam que as competências tecnológicas possibilitam a autonomia dos alunos, promovem integração, participação colaborativa e potencializam a aprendizagem interativa e criativa que ocorre à distância neste momento. Concluímos pelo empenho em buscar intensificar tais competências utilizando as tecnologias disponíveis e a educação on line na práxis educativa que está vigorando no mundo por tempo indeterminado. Palavras-chave: alunos, atuação docente, competências tecnológicas, pandemia.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
HOERNIG, Ana Marli; HOERNIG JUNIOR, Breno Arno; FOSSATT, Paulo. COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1017>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC