COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O presente trabalho consiste em um ensaio sobre a temática competências educacionais. Em tempos de pandemia global, no ano de 2020, vivenciamos um intenso chamamento a práticas virtuais nas instituições de ensino. Considerando que educadores e alunos precisam interagir virtualmente, nos propomos a identificar benefícios do uso das competências tecnológicas na atuação docente em contextos de pandemia. O ensaio se constitui em pesquisa básica qualitativa de revisão de literatura e breve levantamento do estado do conhecimento com vistas a atender o objetivo proposto. Os resultados sinalizam que as competências tecnológicas possibilitam a autonomia dos alunos, promovem integração, participação colaborativa e potencializam a aprendizagem interativa e criativa que ocorre à distância neste momento. Concluímos pelo empenho em buscar intensificar tais competências utilizando as tecnologias disponíveis e a educação on line na práxis educativa que está vigorando no mundo por tempo indeterminado. Palavras-chave: alunos, atuação docente, competências tecnológicas, pandemia.