EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CENA E AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
Resumo
As últimas décadas marcam a construção de uma educação infantil comprometida com as crianças pequenas e com a singularidade da infância, esse movimento tem possibilitado reflexão e promoção da melhoria do atendimento aos bebês e crianças pequenas. Recentemente, o mundo tem passado por intensas transformações, devido à disseminação do novo coronavírus, que exigiu o isolamento social e o fechamento das escolas. Diante desse novo contexto, muito se tem visto e discutido a respeito da educação infantil, tornando-se comum, e preocupante, a adoção de práticas escolarizantes, instrucionistas e preparatórias – e muitas vezes, excludentes – por meio de propostas de educação a distância, práticas estas que desconsideram tanto os modos de ser e aprender das crianças como o trabalho que vinha sendo desenvolvido nas instituições de educação infantil. Assim, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência, que objetivou descrever e discutir a educação infantil no contexto atual e no âmbito de um programa criado por uma Secretaria Municipal de Educação, de uma cidade do noroeste do Estado de São Paulo, evidenciando alguns limites e possibilidades desse trabalho. Em um momento tão inédito e complexo, os recursos tecnológicos e digitais não precisam ser desconsiderados, ao contrário, podem se configurar como ferramentas potentes de apoio, comunicação, diálogo, parceria e estreitamento de vínculos entre os diferentes sujeitos envolvidos no processo de educação e cuidado da infância. Além disso, os acontecimentos recentes reforçam a necessidade de que os educadores e pesquisadores que têm como foco as crianças de 0 a 5 anos se mantenham atentos e reflexivos ao que é, muitas vezes, imposto, tendo clareza de quão suscetível a retrocessos a educação da primeira infância ainda se encontra.