CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E LICENCIANDOS SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR
Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa-intervenção mais ampla que investiga o processo formativo percorrido por professores do ensino fundamental e da educação infantil e estudantes de graduação ao cursarem uma atividade de extensão universitária desenvolvida online. Ela visa ampliar o conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo específico dos participantes e fomentar uma atitude positiva desses profissionais relativamente ao uso de recursos tecnológicos na escola, mais especificamente o podcast. Neste trabalho analisam-se as concepções dos participantes sobre a integração entre tecnologia digital e educação escolar, tendo como fonte de dados a transcrição de diálogos da aula inaugural, a construção de mapa mental e o diálogo em fórum de discussão. Considera-se que as concepções abrangem: crenças, conceitos, significados, proposições, regras, imagens mentais, preferências e gostos. As concepções sobre tecnologia e educação partilhadas e construídas nos diálogos permitiram identificar as potencialidades para estimular, motivar, inspirar os estudantes por meio de novas formas de aprender e ensinar que não desconsiderem o senso crítico, a ética e os aspectos políticos e não apenas o desenvolvimento cognitivo. Palavras-chave: Formação de professores. Educação Básica. Tecnologia digital.