CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E LICENCIANDOS SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Ana Paula Gestoso de Souza
  • Rosa Maria Moraes Anunciato
  • José Carlos Pizolato Junior
  • Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa-intervenção mais ampla que investiga o processo formativo percorrido por professores do ensino fundamental e da educação infantil e estudantes de graduação ao cursarem uma atividade de extensão universitária desenvolvida online. Ela visa ampliar o conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo específico dos participantes e fomentar uma atitude positiva desses profissionais relativamente ao uso de recursos tecnológicos na escola, mais especificamente o podcast. Neste trabalho analisam-se as concepções dos participantes sobre a integração entre tecnologia digital e educação escolar, tendo como fonte de dados a transcrição de diálogos da aula inaugural, a construção de mapa mental e o diálogo em fórum de discussão. Considera-se que as concepções abrangem: crenças, conceitos, significados, proposições, regras, imagens mentais, preferências e gostos. As concepções sobre tecnologia e educação partilhadas e construídas nos diálogos permitiram identificar as potencialidades para estimular, motivar, inspirar os estudantes por meio de novas formas de aprender e ensinar que não desconsiderem o senso crítico, a ética e os aspectos políticos e não apenas o desenvolvimento cognitivo. Palavras-chave: Formação de professores. Educação Básica. Tecnologia digital.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUZA, Ana Paula Gestoso de et al. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E LICENCIANDOS SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1020>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC