EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O FUTURO NO PRESENTE

  • Kenya Maria Vieira Lopes
  • Marta Maria Pontin Darsie

Resumo




Há décadas, estudiosos e pesquisadores vêm debatendo sobre a inclusão das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino escolar brasileiro: Moran, Valente, e outros. Paralelo a essa discussão, apresentamos outro epistemólogo que aborda o futuro da sociedade: De Masi. Teórico, objeto de estudo, da nossa pesquisa de doutoramento. A chegada do coronavírus no Brasil, em 2020, resultou em medidas de isolamento social como prevenção à Covid-19 e, consequentemente, à suspensão das aulas presenciais em todo o território brasileiro. O futuro do trabalho previsto por De Masi veio ao presente, sob vários aspectos, inclusive na educação, na medida que algumas escolas passaram a adotar o ensino remoto como uma forma alternativa de manutenção das aulas em meio à crise de saúde no mundo. Neste texto faremos uma breve análise do cenário da educação e das tecnologias no Brasil, a partir de resultados de pesquisas realizadas com professores brasileiros após a pandemia. Objetivamos levantar algumas reflexões sobre a educação, nesse contexto. Quais considerações iniciais podemos elencar diante do fato do uso das TDIC’s ter se tornado, no Brasil, a única opção para continuidade das aulas?




Publicado
2020-08-28
Como Citar
LOPES, Kenya Maria Vieira; DARSIE, Marta Maria Pontin. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O FUTURO NO PRESENTE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1021>. Acesso em: 01 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias