EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O FUTURO NO PRESENTE
Resumo
Há décadas, estudiosos e pesquisadores vêm debatendo sobre a inclusão das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino escolar brasileiro: Moran, Valente, e outros. Paralelo a essa discussão, apresentamos outro epistemólogo que aborda o futuro da sociedade: De Masi. Teórico, objeto de estudo, da nossa pesquisa de doutoramento. A chegada do coronavírus no Brasil, em 2020, resultou em medidas de isolamento social como prevenção à Covid-19 e, consequentemente, à suspensão das aulas presenciais em todo o território brasileiro. O futuro do trabalho previsto por De Masi veio ao presente, sob vários aspectos, inclusive na educação, na medida que algumas escolas passaram a adotar o ensino remoto como uma forma alternativa de manutenção das aulas em meio à crise de saúde no mundo. Neste texto faremos uma breve análise do cenário da educação e das tecnologias no Brasil, a partir de resultados de pesquisas realizadas com professores brasileiros após a pandemia. Objetivamos levantar algumas reflexões sobre a educação, nesse contexto. Quais considerações iniciais podemos elencar diante do fato do uso das TDIC’s ter se tornado, no Brasil, a única opção para continuidade das aulas?