DESIGN SCIENCE RESEARCH COMO MÉTODO PARA PESQUISAS EM TIC NA EDUCAÇÃO

  • Alan César Belo Angeluci
  • Gabriela Leal Redigolo
  • Paulo Sergio Felix da Silva
  • Patrícia Jaqueline Arakaki

Resumo




A Design Science Research (DSR) tem emergido como um método apropriado a diversas investigações no campo da educação. Ao se caracterizar como um tipo de pesquisa em desenvolvimento, a DSR pode contribuir na construção de protótipos e artefatos educacionais realmente significativos. Neste trabalho de cunho exploratório e qualitativo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de descrever o DSR como método com ênfase na aplicação de artefatos. Foi também feita uma análise descritiva de quatro estudos que investigaram o uso de TDIC em cenários educacionais para melhorar processos de gamificação, comunicação e integração. Neles foi identificada a contribuição da aplicação das etapas da DSR como estratégia para garantir um rigor, sobretudo, nos ciclos de avaliação e validação dos protótipos desenvolvidos, independentemente do estágio de fidelidade de cada artefato criado. Observou-se, portanto, que a DSR permitiu maior aperfeiçoamento do artefato e consequente maior satisfação dos usuários.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
ANGELUCI, Alan César Belo et al. DESIGN SCIENCE RESEARCH COMO MÉTODO PARA PESQUISAS EM TIC NA EDUCAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1023>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias