DESIGN SCIENCE RESEARCH COMO MÉTODO PARA PESQUISAS EM TIC NA EDUCAÇÃO
Resumo
A Design Science Research (DSR) tem emergido como um método apropriado a diversas investigações no campo da educação. Ao se caracterizar como um tipo de pesquisa em desenvolvimento, a DSR pode contribuir na construção de protótipos e artefatos educacionais realmente significativos. Neste trabalho de cunho exploratório e qualitativo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de descrever o DSR como método com ênfase na aplicação de artefatos. Foi também feita uma análise descritiva de quatro estudos que investigaram o uso de TDIC em cenários educacionais para melhorar processos de gamificação, comunicação e integração. Neles foi identificada a contribuição da aplicação das etapas da DSR como estratégia para garantir um rigor, sobretudo, nos ciclos de avaliação e validação dos protótipos desenvolvidos, independentemente do estágio de fidelidade de cada artefato criado. Observou-se, portanto, que a DSR permitiu maior aperfeiçoamento do artefato e consequente maior satisfação dos usuários.