CONCEPÇÕES DE METODOLOGIA ATIVA RELACIONADAS ÀS TECNOLOGIAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

  • Kelly Cristina Onofri
  • Roselaine Ripa

Resumo




O artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa de mestrado sobre as relações entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e as concepções de Metodologias Ativas presentes na Educação Básica brasileira. Para este trabalho, apresentaremos a pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar as relações entre TIC e Metodologias Ativas presentes na Educação Básica brasileira e sua “aclamação” na sociedade atual. Para isso, foram identificadas de que maneira as TIC são mencionadas nos documentos oficiais que regem a educação no Brasil, bem como uma revisão na literatura por meio de autores clássicos da área acerca das concepções em que o estudante é considerado o foco principal do ensino. A metodologia utilizada teve a abordagem qualitativa e o método de análise textual discursiva, dado que o instrumento de coleta de dados foi a investigação de documentos. As discussões demonstraram que as concepções de metodologias ativas quando relacionadas na presente literatura, geralmente são justificadas para adequar o processo de ensino- aprendizagem na sociedade atual devido ao rápido avanço e utilização das TIC.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
ONOFRI, Kelly Cristina; RIPA, Roselaine. CONCEPÇÕES DE METODOLOGIA ATIVA RELACIONADAS ÀS TECNOLOGIAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1027>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias