AVALIAÇÃO METODOLÓGICA DA ATIVIDADE DE MUDANÇAS DO ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA NO CLUBE DE CIÊNCIAS USANDO O MAXQDA

  • Francislayne Majollyane Santana Ferreira
  • Alessandra de Rezende Ramos
  • Márcia Loreny Gomes Santos
  • Normando José Queiroz Viana
  • Teresinha Guida Miranda

Resumo




O ensino em ciências possui um papel chave na construção do conhecimento durante a educação básica, pois fornece condições para a leitura do mundo natural, que diariamente é impactado por novas descobertas e tecnologias. Além da escola, espaços não formais auxiliam na desmistificação da ciência e na aproximação destes conceitos científicos ao cotidiano do aluno. O presente trabalho objetivou analisar a perspectiva dos alunos participantes do Clube de Ciências numa atividade de mudanças de estados físicos da matéria. A atividade envolveu vinte e nove alunos do ensino fundamental da rede pública e privada do Município de Marabá/PA. Os dados foram produzidos pelo exame dos relatos nos diários de bordo dos alunos. A pesquisa usou métodos mistos, sendo a análise qualitativa (análise de conteúdo) dos dados obtida e categorizada com o auxílio do software MaxQDA, e os dados quantitativos analisados com o Software Excel. Após a interpretação dos relatos 13 categorias foram observadas: Aprazível (40,5%); Críticas (12,2%); Explicativa (9,5%); Aprendizado (9,5%); Divertida (5,4%); Complementação do ensino escolar (5,4%); Didática bem trabalhada (4,1%); Surpreendente (2,7%); Contextualização (2,7%); Interessante (2,7%); Entendimento (2,7%); Produtiva (1,3%); Prestativa (1,3%). Observa-se que a atividade teve boa aceitação entre os alunos. Além disso, o software utilizado representa uma boa ferramenta para auxiliar e dinamizar as avaliações das práticas docentes feitas pelo professor.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERREIRA, Francislayne Majollyane Santana et al. AVALIAÇÃO METODOLÓGICA DA ATIVIDADE DE MUDANÇAS DO ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA NO CLUBE DE CIÊNCIAS USANDO O MAXQDA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1029>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias