APRENDER QUÍMICA A PARTIR DO ABACAXI: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ESCOLARES COM UM TOQUE DE PAULO FREIRE

  • Chirlei de Fátima Rodrigues
  • Sidnei Quezada Meireles Leite
  • Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Resumo




O objetivo foi o de estudar o potencial pedagógico de uma intervenção escolar desenvolvida na forma de aprendizagem baseada em projetos, numa escola estadual localizada na cidade de Piúma, Estado do Espírito Santo, Brasil. A intervenção foi planejada sob à luz da Pedagogia da Libertação, na perspectiva dos temas transversais e estudos CTS/CTSA. Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre uma intervenção escolar, cujos dados foram produzidos a partir de observações, relatos orais e escritos dos estudantes do projeto escolar, fotografias e leituras de documentos oficiais. A intervenção pedagógica se inseri na perspectiva da pedagogia de projetos, sendo desenvolvida no contra turno com o professor pesquisador, a fim de trabalhar conteúdos interdisciplinares e transdisciplinares de ciências da natureza, educação ambiental e saúde. Os dados coletados foram analisados com base em Bardin (2011). Os aspectos metodológicos e pedagógicos foram analisados com base na abordagem temática freireana proposta por Freire (2005). Os aspectos sociofilosóficos da perspectiva dos estudos CTS/CTSA, mediados pela temática central de produção de abacaxi, foram analisados com base em Aikenhead (2009), Santos e Auler (2011).




Publicado
2020-08-28
Como Citar
RODRIGUES, Chirlei de Fátima; LEITE, Sidnei Quezada Meireles; SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro. APRENDER QUÍMICA A PARTIR DO ABACAXI: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ESCOLARES COM UM TOQUE DE PAULO FREIRE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1033>. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias