A AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA

  • Ana Carolina Correia Almeida

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa em que o objetivo principal é desenvolver o uso da audiodescrição como ferramenta pedagógica de inclusão em sala de aula com finalidade de oferecer ao aluno deficiente visual o mesmo conhecimento oferecido ao aluno vidente, e para a sua fundamentação teórica, utilizou-se de aporte teórico-metodológico à luz de autores que discutem audiodescrição, educação especial e inclusiva e formação de professores, tais como: Motta (2010; 2016), Franco e Silva (2010) e Mantoan (2015). Investigou-se, em primeiro momento, o conhecimento dos professores da educação básica atuantes em sala de aula sobre a audiodescrição, recurso de acessibilidade que transforma imagens em palavras. Com esse propósito, o instrumento escolhido para nortear esta pesquisa de abordagem qualitativa foi um questionário online contendo três perguntas sobre o tema. Preliminarmente, os resultados do estudo permitem revelar a necessidade de investimento na capacitação dos professores para o desenvolvimento de uma proposta educacional que promova de modo equânime o acesso à construção do conhecimento dos alunos com deficiência visual.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CAROLINA CORREIA ALMEIDA, Ana. A AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1036>. Acesso em: 30 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição