A PRESENCIALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Resumo
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento que apresenta como objetivo o estudo da presencialidade na Educação a Distância, com enfoque na atuação de mediadores com o intuito de perceber como a interlocução e a relação intersubjetiva por eles estabelecida em atividades assíncronas, no ambiente virtual de aprendizagem, pode resultar em maior engajamento e autonomia dos discentes, bem como em um ambiente de educação humanizado. O referencial teórico foi pautado nos conceitos de presencialidade, sociointeracionismo (Vygotsky), interativismo (Lévy), práticas das atividades livres (Freinet) e na pedagogia da autonomia (Freire). Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa que, além do levantamento bibliográfico, contemplou dois estudos de caso em uma instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo. Esses estudos consistiram na análise da atuação dos mediadores em duas disciplinas de graduação no primeiro bimestre de 2020 e da resposta dos alunos à presença dos facilitadores de aprendizagem nos fóruns de discussão e de dúvidas no ambiente virtual. Entende-se que a atuação desses mediadores estimula a participação dos educandos quantitativamente e qualitativamente e, com base nas postagens examinadas, que o papel docente que os primeiros exercem pode resultar em maior engajamento e autonomia dos discentes. Acredita-se que o estudo em desenvolvimento se fará relevante para reflexões acerca da presencialidade, aqui entendida como caminho para uma pedagogia da autonomia na EaD.