CONDUTIVIDADE TÉRMICA DO SOLO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E PEDAGÓGICOS

  • Gustavo Eduardo Pereira
  • Schayanne Matos Henrique
  • Caroline Aparecida Matias
  • Letícia Sequinatto

Resumo

O solo é um recurso natural, tridimensional, dinâmico e pode ser modificado pelo homem. A maioria das pessoas não percebem que o ambiente é o resultado de operações integradas de seus vários componentes e intervir em um deles afetará todos. Portanto, é necessário desenvolver e nutrir o conhecimento pessoal e coletivo sobre o solo, onde valores e atitudes podem promover uma espécie de "conscientização ambiental". O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir o experimento de condutividade térmica do solo utilizando sistema de plantio convencional e sistema de plantio direto. Foram realizadas leituras no intervalo de 60 min no período de 08h00min e 17h00min durante sete dias. A resposta térmica em ambos os sistemas foi semelhante, as oscilações de temperatura foram verificadas, principalmente, nas profundidades de 2,5 e 7,5 cm, para os dois sistemas, resultante das trocas de calor entre o solo e o ar. Posteriormente o experimento foi exposto e apresentado durante as visitas didáticas, onde foi possível perceber a importância de desenvolver atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento de uma “Consciência Ambiental”. O experimento de condutividade térmica do solo colabora com a educação em solos sendo um instrumento efetivo de educação ambiental e seu uso é um expressivo aliado para conscientizar a importância da conservação do solo, o qual apresenta múltiplos usos e essencialidade à vida. Palavras-chave: Consciência Ambiental. Educação em Solos. Ensino Fundamental.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PEREIRA, Gustavo Eduardo et al. CONDUTIVIDADE TÉRMICA DO SOLO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E PEDAGÓGICOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1045>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC