A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL – UM PANORAMA HISTÓRICO E PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL

  • Queila Pahim da Silva
  • Maria Cristina Mesquita da Silva
  • Livia Maria Rassi Cerce

Resumo




Realiza-se neste trabalho uma reflexão acerca da educação a distância (EaD) no Brasil, a partir de acontecimentos que marcaram a história dessa modalidade no país, bem como dos conceitos expressos em diferentes legislações sobre este tema. Partindo de pressupostos de mudanças paradigmáticas que emergiram pelas necessidades do mundo contemporâneo, o objetivo deste trabalho foi refletir acerca do crescimento da EaD, destacando seu avanço. Utilizou-se para tanto o método de pesquisa bibliográfico e documental, que teve como fonte de consulta: a legislação relacionada à modalidade, os autores especialistas tanto em paradigmas como em EaD, além de dados estatísticos do Censo da Educação Superior. Considera-se que a EaD representa uma alternativa educacional com grande potencial e possibilidade de alcance dos mais diversos contingentes populacionais, inclusive com tradição em outros países. Verifica-se, contudo, que interesses meramente mercantilistas podem subverter o potencial educacional dessa modalidade, reduzindo-a a objeto de interesses comerciais. Carece essa modalidade assim, calçar-se em concepções epistemológicas que superem tais perspectivas e avancem no sentido de afirmar o seu verdadeiro potencial educativo e democratizante.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Queila Pahim da; SILVA, Maria Cristina Mesquita da; CERCE, Livia Maria Rassi. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL – UM PANORAMA HISTÓRICO E PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1046>. Acesso em: 01 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias