A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL – UM PANORAMA HISTÓRICO E PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL
Resumo
Realiza-se neste trabalho uma reflexão acerca da educação a distância (EaD) no Brasil, a partir de acontecimentos que marcaram a história dessa modalidade no país, bem como dos conceitos expressos em diferentes legislações sobre este tema. Partindo de pressupostos de mudanças paradigmáticas que emergiram pelas necessidades do mundo contemporâneo, o objetivo deste trabalho foi refletir acerca do crescimento da EaD, destacando seu avanço. Utilizou-se para tanto o método de pesquisa bibliográfico e documental, que teve como fonte de consulta: a legislação relacionada à modalidade, os autores especialistas tanto em paradigmas como em EaD, além de dados estatísticos do Censo da Educação Superior. Considera-se que a EaD representa uma alternativa educacional com grande potencial e possibilidade de alcance dos mais diversos contingentes populacionais, inclusive com tradição em outros países. Verifica-se, contudo, que interesses meramente mercantilistas podem subverter o potencial educacional dessa modalidade, reduzindo-a a objeto de interesses comerciais. Carece essa modalidade assim, calçar-se em concepções epistemológicas que superem tais perspectivas e avancem no sentido de afirmar o seu verdadeiro potencial educativo e democratizante.