"CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO "
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo principal refletir acerca das diferentes tendências pedagógicas presentes na educação profissional tecnológica no processo de formação de professores para a atuação no ensino técnico profissional. Por meio de relatos de experiências, foi possível observar as metodologias de ensino, recursos didáticos e as relações estabelecidas entre professor-aluno e aluno-aluno. O presente artigo é embasado em quatro relatórios de estágio de professores em formação, que foram produzidos a partir da observação da atuação de quatro docentes do curso técnico em segurança do trabalho. Os estágios foram realizados entre os meses de março e julho de 2019. Percebeuse que a metodologia de ensino, recursos didáticos utilizados e perfis de formas de trabalho em sala de aula se aproximam entre as disciplinas e os professores observados, o que pode ser associado ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino. Foram constatadas características de algumas tendências educacionais, em um formato em que o professor é detentor do conhecimento, porém o aluno participa ativamente da construção do conhecimento e tem a liberdade para que isso seja possível. Palavras-chave: Ensino técnico profissional; Relação professor-aluno; Relato de experiência; Tendências pedagógicas.