A ABORDAGEM DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: AS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Elivelton Henrique Gonçalves
  • Fabiana Fiorezi de Marco

Resumo

Este texto, um recorte de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo analisar as implicações metodológicas que a abordagem das Tecnologias Digitais (TDs) como objeto de estudo em uma Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, de uma universidade federal localizada no Estado de Minas Gerais, pode acarretar à formação do futuro professor de Matemática na perspectiva dos professores formadores, dos tutores e dos licenciandos. Adotou-se como procedimentos metodológicos, a partir da abordagem qualitativa, a realização de entrevistas com os professores formadores e a proposição de questionários aos licenciandos e aos tutores do respectivo curso. Os resultados mostraram a relevância da proposição de situações formativas que não apenas apresentem as TDs aos licenciandos, mas também que lhes permita desenvolver conhecimentos sobre sua integração, como ferramentas de ensino, na sala de aula de Matemática.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GONÇALVES, Elivelton Henrique; MARCO, Fabiana Fiorezi de. A ABORDAGEM DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: AS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1050>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC