A EAD COMO FERRAMENTA INCLUSIVA E DE ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ÂMBITO DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT

  • MARCELO BUSTAMANTE CHILINGUE

Resumo

O presente trabalho é fruto de desdobramento de ações desenvolvidas no âmbito do Instituto Benjamin Constant – IBC, situado na Cidade do Rio de Janeiro, referência nacional na educação de deficientes visuais. As ações ocorreram nas turmas de informática educativa da divisão de reabilitação – DRT - para alunos jovens e adultos que objetivam a inserção das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para inserção dos alunos com deficiência visual na Educação a Distância, seja para o ensino básico, técnico ou superior. Para tanto, faz-se necessário atender aos requisitos mínimos de acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem, das tecnologias assistivas computacionais, as páginas de internet. O estudo contempla as dificuldades encontradas por esse alunado, bem como as necessidades e soluções apresentadas para promover a acessibilidade e, consequentemente, a inclusão digital e social. Após a realização das aulas-pesquisas-estudos, tem-se a possibilidade de destacar e apresentar e sugerir alternativas para suprir essa demanda em sua totalidade e/ou parcialidade, permitindo, ao menos, diminuir o hiato existente entre os usuários não videntes e os deficientes visuais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BUSTAMANTE CHILINGUE, MARCELO. A EAD COMO FERRAMENTA INCLUSIVA E DE ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ÂMBITO DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1054>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição