CONSTRUÇÃO DE UM CENÁRIO SIMULADO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

  • Taison Regis Penariol Natarelli
  • Luciana Mara Monti Fonseca

Resumo

Sabe-se que o aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios para a saúde da criança e da mulher. Contudo, os índices de desmame precoce ainda são altos e podem estar relacionados à falta de orientações direcionadas à gestante no pré-natal. Dessa forma, é importante pensar em estratégias e tecnologias de educação em saúde inovadoras para instruir as gestantes sobre a prática de amamentação. O objetivo deste estudo foi construir um cenário de simulação realística voltado para gestantes sobre aleitamento materno. Primeiramente, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional, buscando identificar as principais lacunas de conhecimento em gestantes e nutrizes a respeito do aleitamento materno. Posteriormente, foi desenhado um cenário de simulação realística in situ, ou seja, a ser desenvolvido no domicílio da gestante, com base nos padrões de boas práticas para simulação da International Nursing Association for Clinical Simulatuion and Learning (INACSL). De acordo com os estudos analisados no levantamento bibliográfico, ainda é predominante entre as mulheres a falsa crença sobre o leite materno ser “fraco” ou “insuficiente”. Sendo assim, foi construído um cenário simulado visando a promoção e construção do conhecimento materno sobre os principais fatores e benefícios do leite materno. Esse cenário de simulação in situ será posteriormente validado por expertos e aplicado em gestantes. Palavras-chave: aleitamento materno; educação em saúde; treinamento por simulação.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NATARELLI, Taison Regis Penariol; FONSECA, Luciana Mara Monti. CONSTRUÇÃO DE UM CENÁRIO SIMULADO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1055>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC