A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS DE ENGENHARIA DA UFVJM - CAMPUS DO MUCURI

  • Luan Brioschi Giovanelli
  • Francisco César Dalmo
  • Alcino de Oliveira Costa Neto

Resumo

Objetiva-se, com este trabalho, apresentar o resultado da aplicação de metodologias ativas em sete unidades curriculares de cursos de Engenharia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no Campus do Mucuri em Teófilo Otoni, MG, por meio da elaboração de objetos de aprendizagem. A justificativa para realização do trabalho baseou-se nos índices de conclusão de curso e de evasão, bem como na ociosidade de vagas que ocorrem na instituição. Para fundamentar a teoria aplicada, realizou-se um compêndio acerca da importância da formação docente e das metodologias ativas que estão sendo empregadas no ensino de engenharia. Desta forma, procurou-se elencar os principais produtos físicos e digitais elaborados pelos discentes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil e Engenharia Hídrica. Como resultado, 35 produtos - 19 digitais e 16 físicos - foram confeccionados no primeiro semestre de 2019, envolvendo a participação de 146 discentes, o que representa, aproximadamente, 21% do total de alunos matriculados nos cursos. Por fim, verificou-se que, a partir da adoção dessa metodologia ativa como ferramenta de ensino, houve um maior engajamento dos discentes, já que essa modalidade pedagógica proveu e despertou habilidades como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.


 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GIOVANELLI, Luan Brioschi; DALMO, Francisco César; NETO, Alcino de Oliveira Costa. A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS DE ENGENHARIA DA UFVJM - CAMPUS DO MUCURI. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1057>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC