A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO PELOS ESTUDANTES NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DOS CURSOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA COM USO DO CONCEITO “INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS”.
Resumo
O objetivo deste artigo consiste em avaliar o conhecimento do estudante adquirido nas disciplinas do curso a partir de uma abordagem fundamentada em integração de conteúdos e pensamento crítico, e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem para melhorar o aprendizado do estudante nos conceitos computacionais. Para esse objetivo, primeiramente, propusemos uma verificação nos conhecimentos adquiridos pelo estudante com questões elaboradas de conceitos computacionais. Para a verificação do conhecimento foram utilizadas a Taxonomia de Bloom como instrumento de avaliação do conhecimento do estudante. Com o entendimento desse conceito, uma distinção importante é formalizada: a aprendizagem dos conceitos computacionais não pode ser pensada apenas no nível de integração de conteúdos, mas basicamente no nível de integração de conhecimentos parciais, específicos, tendo em vista um conhecimento geral. Considera-se que o conceito de integração de conteúdos pode ser introduzido no contexto de aprendizagem como uma forma de desencadear um melhor grau de conhecimento do acadêmico.