A MATEMÁTICA NAS REDES SOCIAIS

  • Pablo Henrique Tolfo
  • Luana Henrichsen
  • Finatto Bianchini Daiani
  • Anderson Felipe Mohr
  • Franciele Meinerz Forigo
  • Lucas de Freitas Rosa
  • Geovana Cristina Teschiedel
  • Djéssi Carolina Krauspenhar Reffatti

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a potencialidade das redes sociais para o ensino e a aprendizagem de conteúdos de matemática. Foi utilizado o aplicativo Instagram, pois apresenta recursos que possibilitam agregar relações mais dinâmicas e ágeis entre seus usuários. A pesquisa foi realizada com 38 alunos do 3º ano do ensino médio integrado de uma Instituição Federal localizada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no período do segundo semestre de 2019. Ela foi desenvolvida por meio de intervenção e aplicação de questionário, pelos quais procurou-se identificar os atributos e a aceitação do Instagram como ferramenta de auxílio ao estudo da matemática. Este trabalho fez parte de uma prática enquanto componente curricular desenvolvida por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Constatou-se que houve uma adesão efetiva dos participantes, interagindo como sujeitos ativos do seu próprio aprendizado, uma vez que o aplicativo permite um fluxo intenso de experiências. Aos discentes cabe utilizar o Instagram para a motivação e construção de novos saberes.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
HENRIQUE TOLFO, Pablo et al. A MATEMÁTICA NAS REDES SOCIAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1067>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição