A CONSTRUÇÃO DE MUNDOS VIRTUAIS NO MINECRAFT EDUCATION: COLABORAÇÃO E CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Ederson Luiz Locatelli
  • Andressa Kotz
  • Marilei de Fátima Kovatli

Resumo

Para trabalhar em ambientes colaborativos, existem várias propostas, dentre elas os mundos virtuais (MV), que são softwares educacionais ou de entretenimento cuja principal característica é prover uma experiência imersiva ao usuário, através da emulação do mundo real. Neste trabalho, o software utilizado para a criação do mundo virtual é o Minecraft; e o principal objetivo é explorar uma metodologia colaborativa para integrar o uso de mundos virtuais com projetos educativos, a fim de desenvolver as habilidades criativas, de percepção e de resolução de problemas. Caracterizado como um relato de experiência, quanto ao seu delineamento, este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, pois o conhecimento gerado visa a aprimorar as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias imersivas no contexto da educação básica. Do ponto de vista do objetivo, é descritiva e tem como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, o questionário, a observação e o estudo de caso. O trabalho envolveu a experiência com o software em dois projetos com estudantes 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Como resultados, os estudantes expressaram que foi muito divertido utilizar o Minecraft em trabalhos da escola; até então, eles achavam que se tratava apenas de um jogo de diversão. Do ponto de vista das professoras, os estudantes sentiram-se desafiados a construir conhecimento com a tecnologia digital, estabelecendo relações entre os conteúdos estudados e o cotidiano.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LOCATELLI, Ederson Luiz; KOTZ, Andressa; KOVATLI, Marilei de Fátima. A CONSTRUÇÃO DE MUNDOS VIRTUAIS NO MINECRAFT EDUCATION: COLABORAÇÃO E CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1068>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC