A CORREÇÃO POR PARES NAS SESSÕES ORAIS DE TELETANDEM EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO LONGITUDINAL.

  • Sidnei Antonio Pereira Filho

Resumo

O teletandem (TTD) (TELLES, 2015) é definido como um ambiente de telecolaboração de aprendizagem de línguas estrangeiras. Nesse contexto, pares de falantes de países e línguas distintas se comunicam para que um desenvolva a língua do outro por meio de ferramentas que viabilizem recursos de texto, áudio e vídeo (Skype, por exemplo). A correção por pares é apresentada como um tipo de avaliação formativa em que os parceiros trabalham colaborativamente na revisão e no oferecimento de feedback ao desempenho (escrito ou oral) (FRESCHI, 2017). O objetivo deste trabalho é expor alguns resultados parciais de uma pesquisa em andamento que visa verificar como ocorre a correção por pares nas sessões orais de TTD (SOTs) nesse contexto de aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa e interpretativista que faz uso das gravações das sessões orais de TTD que estão armazenadas no MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) (ARANHA; LOPES, 2019). Neste estudo, enfocam-se os dados gerados em língua inglesa de dois semestres dos participantes e a análise parcial revela que, quando o parceiro mais competente oferece feedback, há preferência pela reformulação, corroborando os achados de Freschi (2017). Além disso, encontram-se evidências de solicitação de feedback pelo aprendiz.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FILHO, Sidnei Antonio Pereira. A CORREÇÃO POR PARES NAS SESSÕES ORAIS DE TELETANDEM EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO LONGITUDINAL.. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1070>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC